Cosméticos vencidos não fazem efeito e prejudicam a saúde

Sabe aquele creme que ficou esquecido na gaveta? Se o prazo de validade estiver vencido, além de perder o efeito ele pode fazer mal a sua pele.

Especialistas alertam que um cosmético com validade vencida, mesmo que pareça inalterado, pode perder sua eficácia e causar agravos à saúde. Caso o produto perca sua eficácia pode piorar a condição de base que justificou seu uso. Por exemplo, um produto hidratante pode deixar de hidratar e, consequentemente, a pele se tornará ainda mais ressecada. O uso de produtos fora da validade também pode gerar outros danos como dermatites, irritação, vermelhidão na pele e acne.

Além disso, os cosméticos que estão armazenados há muito tempo, principalmente os que já foram abertos, podem favorecer a contaminação e proliferação de bactérias e fungos e causar infecções.
Atenção se o produto for líquido originalmente e tornar-se bifásico (seus componentes se separam e duas fases diferentes se destacam) ou apresentar formação de grumos, alteração na cor, na textura e/ ou no cheiro. Mesmo ainda dentro da validade, eles podem não estar adequados para o uso e causar danos à saúde.

Dicas:
Cosméticos devem ser guardados tampados. Em locais sem grandes variações de temperatura e grande umidade como, como os banheiros. Estes fatores podem contribuir para a deterioração das fórmulas.
Verifique regularmente a validade da maquiagem e descarte as que estiverem espiradas.

Fonte: Blog da Saúde / Ministério da Saúde

Deixe um comentário