O segundo esporte mais popular no Brasil é a corrida de rua. Algumas pessoas praticam por lazer ou com o intuito de emagrecer. Outros corredores investem nessa carreira e fazem da corrida uma paixão compartilhada com a família.
Quem nunca correu deve começar os exercícios de forma leve. “A pessoa deve andar depressa ou em passo rápido antes de correr e sempre controlar os exercício pelo relógio e pelo cansaço”, explica o ortopedista Flávio Silveira, diretor-geral do Hospital de Bonsucesso-RJ. Em caso de corridas longas, como as maratonas, é conveniente ouvir a opinião de nutricionistas para um preparo alimentar que controle perdas orgânicas.
Algumas dicas que o ortopedista Flávio Silveira deixa para os corredores:
– Fazer aquecimento muscular antes de iniciar as corridas.
– Utilizar calçados anatômicos e preparados para o esporte, evitando lesões e dores contínuas e meias que absorvam a transpiração.
– Ingerir grande quantidade de líquidos antes, durante e após o treinamento da corrida. Consumir frutas e sucos,isotônicos e água durante as provas
– Durante a corrida se houver qualquer manifestação de dor é preferível ser o último ou não chegar (andando devagar ou trotando) do que continuar no mesmo ritmo sentindo dor.
– Ao final da corrida, descansar com pequenos alongamentos, sem forçar, apenas para recompor a posição de contratura muscular que esforços repetitivos na corrida podem causar.
– Em casos de lesões a dica é procurar um serviço médico para que nenhum procedimento seja feito da forma incorreta.
Fonte: Blog da Saúde – Ministério da Saúde