O que antigamente era um opcional de luxo para os veículos, hoje é muito comum até mesmo em modelos mais básicos. Estamos falando da direção hidráulica, e para que ela funcione adequadamente é preciso que todos os componentes estejam em boas condições.
Ela é responsável por deixar o volante mais leve e fácil de dirigir para o motorista. Entretanto, um problema na correia que aciona a bomba hidráulica pode causar endurecimento do volante. Por isso, é importante fazer a manutenção regular desse sistema.
Mecânicos especializados em direção hidráulica esclarecem que, quando a correia estoura, o volante fica difícil de ser controlado. Fica pior do que em uma direção mecânica e tira a estabilidade do carro, o que pode ocasionar algum acidente.
A dica é que, quando isso acontecer, o motorista segure o volante firmemente e se dirija a uma oficina mecânica para efetuar a troca.
É importante verificar o óleo da direção de seis em seis meses e efetuar a troca, se necessário. Fazendo essa manutenção, a probabilidade de acontecer algum problema diminui e a durabilidade do sistema é maior.
Fluido da direção hidráulica
Uma das partes mais importantes é o fluido da direção – ele é o responsável pela ação hidráulica, que torna a direção mais leve.
O fluido, sob alta pressão, é utilizado pela bomba hidráulica para enviar a pressão necessária para o mecanismo da direção. Ele lubrifica todo o sistema da direção hidráulica. E por ser um componente muito importante, precisa de manutenção adequada. O correto é fazer uma limpeza a cada ano, trocando o fluido por um novo.
Fonte: Bradesco Seguros