Como usar a cor do ano em casa

Anualmente, a Pantone, empresa famosa pela Escala de Cores Pantone, define qual será a cor que irá se destacar no período. Para 2014, foi escolhida a Orquídea Radiante, um fúcsia que mistura sub-tons frios e quentes. Agora é a hora de dar um toque dessa cor dentro da residência.

“Um convite para a inovação, a cor Radiant Orchid estimula a criatividade e a originalidade expandida, o que é cada vez mais valorizado na sociedade de hoje”, explica a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman.

Para a arquiteta e designer Marina Otte, do blog Arquitetura Fashion, a Orquídea Radiante não deixa de ser um tom de violeta/púrpura. “Os tons púrpura sempre foram associados à meditação e purificação no oriente e, com essa capacidade, já nos dá a dica de ser uma cor bastante versátil e que casa bem com diversos ambientes”, afirma a blogueira.

Para ela, por ser composta por azul e vermelho, um tom frio e outro quente, a cor é um coringa. “Esses dois grandes grupos têm suas restrições de uso nos ambientes, porém, como é uma composição das duas, ela possui levemente características de ambas. O que a credencia para um uso livre, eu sempre brinco, que é o nosso gosto pessoal”, destaca.

Onde usar?

A arquiteta conta que a cor Orquídea Radiante fica ótima em pequenos toques, como em uma parede dentro do ambiente, em um detalhe de acessórios de decoração e principalmente em composição com outras cores. “Ela casa bem com o verde oliva, com o azul turquesa ou com amarelo. Ela também esquenta ambientes onde tons neutros predominam, especialmente o cinza”, detalha.

Marina também aconselha que, caso a pessoa tenha dúvida sobre o uso da cor ou se acredita que é uma moda que vai passar, o ideal é utilizar a cor em pequenos detalhes. “Não é difícil achar a cor em objetos de decoração, especialmente vidros e cristais, bem como almofadas, quadros, mantas. As lojas de tecido também têm uma grande variedade de produtos com essa cor. Aproveite para recapar um pufe, uma poltrona isolada ou as almofadas”, conclui.

Fonte: Bradesco Seguros – http://www.dicasautore.com.br/publicador/CMS.do?idSecao=061369CA-EADC-12A4-B5AA-B1F1460F701C&idMateria=B663A0D0-7A14-63EA-7E51-C9E736521317

Deixe um comentário