Embora o trabalho seja parte importante do dia a dia, a verdade é que muita gente gostaria de aposentar mais cedo para aproveitar mais a vida junto da família, viajar ou tocar projetos pessoais. O caminho até lá pode ser bem longo mas, com planejamento, isso é possível.
Para se aposentar pelo INSS, é necessário seguir as regras da previdência social, que envolvem uma combinação de idade e tempo de contribuição. Desde a Reforma da Previdência realizada em 2019, os trabalhadores brasileiros devem ter ao menos 65 anos para se aposentar, no caso de homens. Já as mulheres precisam alcançar os 62 anos para dar entrada no pedido.
Para as mulheres, são necessários 15 anos de contribuição.Para os homens que já estão no mercado de trabalho, esse período é o mesmo, mas para aqueles que ainda não contribuem, o período de aportes precisa acumular 20 anos, no mínimo.
Como se organizar para se aposentar mais cedo?
Disciplina, planejamento e bons investimentos compõem o tripé básico dentro de qualquer plano para se aposentar mais cedo. Veja esses cinco passos:
- Defina prazos e valores
É essencial definir não só daqui quantos anos se quer parar de trabalhar. Como também qual o valor necessário para, ao menos, garantir a manutenção do padrão de vida atual.
Tal cálculo pode ser complicado, principalmente quando levamos em conta tudo o que pode mudar no cenário econômica nesse período. Nessas contas também pode ser incluída a possibilidade de viver de renda, que é quando a pessoa acumula uma determinada quantia e vive a partir dos rendimentos obtidos com ela.
- Gaste menos
Seja qual for sua meta, em algum momento isso passará por restringir alguns gastos para que parte do orçamento seja destinado à concretização desse objetivo de longo prazo. Se você gastar mais do que ganha, dificilmente será possível se aposentar mais cedo.
Por isso, faça uma gestão dos seus gastos, procurando formas de cortar ou ao menos reduzir aquelas despesas que podem estar comprometendo não só seus planos para o futuro, mas o próprio orçamento do dia a dia.
- Incremente as receitas
No lado oposto das despesas, a alternativa é encontrar fontes para ampliar as receitas e destinar isso para o plano da aposentadoria antecipada.
É claro que essa não é uma solução mágica, mas ganhar dinheiro por meio de um trabalho extra ou mesmo com o aluguel de um imóvel dá fôlego adicional ao seu plano.
- Invista em previdência privada
Os planos de previdência privada permitem ao investidor acumular recursos visando à aposentadoria.
Ao longo do período de vigência do plano, o dinheiro reunido é aplicado em diferentes fundos de investimento, garantindo rentabilidade para o montante acumulado.
- Tenha um plano B
Por mais organizado que seja seu plano, ele pode dar errado. Portanto, não ignore a necessidade de incluir um plano B (ou até mesmo C), dentro do seu planejamento. Entre as opções que não podem ser descartadas estão o acúmulo de uma gordura adicional dentro da sua reserva financeira, por exemplo.
Aposentar mais cedo não é impossível
O mercado oferece alternativas para quem quer investir nesse sonho. Com planejamento e determinação não é necessário alcançar as idades mínimas da previdência social para colocar um ponto final na carreira.
Quer conversar sobre o futuro? Nossos consultores podem ajudar com o melhor plano de previdência provada para você. Fale conosco!
Fonte: Blog MAG Seguros