Como limpar o banco ou o carpete do carro

Algum líquido é derramado no banco ou no carpete, e logo ressalta aquela enorme mancha. Para isso é preciso agir rápido a fim de evitar que a mancha se espalhe ou fique impregnada no tecido. De início, procure retirar o máximo de resíduos que puder. Um papel absorvente, como por exemplo, um lenço de papel, vai ajudar bastante. 

 Mas não pode parar por aí. É preciso, com mais calma, um cuidado extra para que tudo volte a ser como antes. Contudo, alguns danos requerem mais atenção.  

  • Se marcar com uma caneta, por exemplo, nesse caso pegue um pano, umedeça com vinagre branco e pressione a região afetada. Não esfregue, apenas pressione. Na falta do vinagre pode ser álcool ou acetona. O passo seguinte e lavar a área com água e sabão neutro. Pronto, banco novo de novo. 
  • Se você foi a um fast food e acabou derramando gordura do seu lanche, aplique talco sobre a área afetada; deixe agir por algum tempo e, logo depois, limpe com água quente e sabão neutro.  
  • Comeu um chocolate no carro, para limpa-lo é preciso procurar endurecer o chocolate impregnado no banco. Para isso, utilize uma pedra de gelo, em seguida com um pano embebido de vinagre (pode ser qualquer um branco, rosa, vermelho) passe na região. Se não tiver um pano pode ser algodão. Para dar o arremate é só limpar com água e sabão. 
  • Caiu uma fruta no carro e manchou é possível por uma mistura em partes iguais de água comum e água oxigenada que vai limpar. 
  • Caiu leite no interior do carro será necessário eliminar essas manchas com uma mistura de vinagre branco e álcool. O importante é que essa mistura seja em partes iguais. Depois basta passar água e sabão neutro. 
  • Levou animal no carro, limpe urgentemente por conta do mau cheiro com água e sabão neutro pode resolver o problema. 
  • Prendeu um chiclete nele, primeiro é preciso endurecer o resíduo com gelo antes de fazer a limpeza. No caso do chiclete é necessário utilizar uma espátula para raspar, mas lembre-se, com cuidado! Se não tiver cuidado nesse momento o banco pode rasgar, ou na melhor das hipóteses, apenas desfiar o tecido. Se você achou essa dica um tanto arriscada, tente usar água quente e sabão que também vai dar jeito. 

Observação: Se no seu caso o carro contar com bancos de couro, o procedimento mais adequado é utilizar apenas água e sabão neutro. Se for uma sujeira mais da grossa, utilize um pouco de água quente. O mais importante de tudo é que não se deve encharcar o banco. Se acontecer de fazer uma limpeza mais severa, vai ser preciso secar bem 

Fonte: G1 

Deixe um comentário