O nome oficial é Psychoda cinerea, mas provavelmente você o chama de “mosquitinho” ou “mosquinha de banheiro”. Felizmente, esse inseto não faz mal para a nossa saúde, mas é intrigante como estão sempre por ali, paradões.
Flávia Ferrari, à frente do canal A Dica do Dia, no YouTube, diz que as mosquinhas consomem restos orgânicos e gostam de lugares úmidos: “Também costumam aparecer nos meses mais quentes do ano, principalmente em frestinha de box, e perto do ralo“, alerta. Por isso, é importante prestar atenção no ralo e mantê-lo limpo.
Para evitar as mosquinhas, dê preferência para os ralos com tampas e não se esqueça de fechar a tampa do vaso sanitário. Pensando na umidade, vale também levar as toalhas para secar numa área mais arejada da casa, ou ao sol, além de trocar a toalha de mão com frequência para não ficar muito molhada. Se tiver janela no banheiro, aproveite e a mantenha sempre aberta.
Apesar de ser bem chatinho, o mosquitinho de banheiro pode ser útil para indicar se há algum ponto de vazamento na casa já que eles gostam de umidade. “Procure se há algum vazamento por perto, ou se algum local está acumulando água”.
Fonte: Uol