Como controlar o estresse no trânsito?

Um dos maiores estresses das grandes cidades do Brasil é a dificuldade de locomoção por conta dos constantes engarrafamentos. Com o trânsito lento deve-se tomar ainda mais cuidado, já que alguns motoristas podem estar em extremo nervosismo podendo aumentar os riscos de envolvimento em um atentado ou num acidente complicado. 

Outro problema que pode ocorrer é na saúde o surgimento de pressão arterial e frequência cardíaca aumentadas (o que eleva as chances de infarto do miocárdio), úlceras diversas e outras patologias do sistema digestório. 

  1. Prefira deslocar-se a pé, por meio do transporte coletivo ou veículos não poluentes. Evite o carro sempre que possível, o que ajudará na redução de número de carros nas ruas e estradas.  
  1. Procure deslocar-se em horários alternativos. Antecipar a saída para o trabalho em alguns minutos pode diminuir imensamente a expectativa (tensão) com o horário. Saindo mais cedo os riscos de cruzar com um imprevisto que o deixará ainda mais estressado, pode ser resolvido a tempo. 
  1. Evite ouvir notícias enquanto dirige, notícias eliciam respostas emocionais que aumentam a tensão. Músicas agradáveis ajudam a manter a tranquilidade.  
  1. Conte até 10 antes de emitir qualquer reação impulsiva, principalmente no trânsito. Esse intervalo pode fazer com que você desista da atitude impulsiva (buzinar, fechar, ofender, agredir…) e, ao longo do tempo, pode ser a diferença entre você ser ou não responsável pela morte sua ou de alguém. 

Fonte: Veja SP 

One thought on “Como controlar o estresse no trânsito?

Deixe um comentário