Em boa parte do Brasil, houve a flexibilização da quarentena. A bicicleta ficou de lado por um tempo e agora está podendo ser usada.
Por acaso ela está precisando ser calibrada?
Você pede ajuda ao frentista ou consegue calibrar ela por conta própria?
Caso ela precise ter os pneus calibrados e você não sabe como fazer, existe diferenças na calibragem de pneus para diversas bikes. E para saber qual é a certa para a sua, saiba que vêm indicando na lateral do pneu, por exemplo: “recommended pressure: 35-65 P.S.I” ou “keep inflated: 35-65 P.S.I.” segundo a Petrobras de caronas com elas.
Veja algumas informações para que seja feito corretamente:
- Quanto mais fino o pneu, maior a pressão
- Quanto maior a pressão, mas rígido fica o pneu
- Pneu mais firme é ideal para usar em pista específica para alta velocidade
- Pneus muito rígidos (ou com muita pressão) podem estourar com mais facilidade batendo numa pedra, por exemplo. Portanto, evite andar em terrenos arenosos e com muitas pedras com pneu muito cheio.
- Pneus murchos (ou muito baixos) não amortecem os impactos e pode acabar danificando as rodas
Confira a sugestão de calibragem de diferentes modelos de pneus de bike, de acordo com a Confederação Estadual de Ciclismo do Rio de Janeiro:
Aro 26: de 35 a 45 PSI
Speed: de 100 a 120 PSI
Aro 16″: de 20 a 25 PSI
Aro 20″: de 20 a 35 PSI
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Fonte: Extra