Entre os seguros mais procurados em 2024 estão: Saúde, Automóvel, Vida, Residencial e Viagem. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vem aumentando mês a mês os números de beneficiários de planos de saúde desde agosto do ano passado, incluindo planos de saúde e odontológicos individuais e coletivos.
O crescimento do setor de seguros no país deve fechar o ano com alta de 11,8%, de acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). O brasileiro está buscando mais proteção e vem se conscientizando cada vez mais sobre o benefício de se sentir protegido nos momentos de vulnerabilidade.
O Seguro de Vida vem numa crescente desde a pandemia, com projeção de alta de 15% pela CNseg. As pessoas ficaram mais conscientes da importância, dos benefícios agregados.
A procura pelo Seguro Residencial também aumentou, principalmente após a catástrofe no Rio Grande do Sul.
Há uma boa expectativa de contratação de Seguro Viagem para a temporada de 2024/2025 com a alta do turismo. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê alta de 2,9% para o turismo no Brasil em 2024. Já o site de viagens Decolar revelou um levantamento indicando um aumento de 52% nas buscas por hospedagens em destinos nacionais, comparado ao mesmo período de 2023.
Com a melhora da economia do país, que alavanca a aquisição de veículos novos e seminovos, há também alta na venda de Seguros Automóvel. Como os emplacamentos de veículos têm aumentado no Brasil em 15,9% no acumulado do ano (Fenebrave).
A demanda pela contratação de seguros se explica por diferentes fatores, mas principalmente pela conscientização da população.
Fonte: Monitor Mercantil