Todo mundo já deixou o celular cair na água ou molhar de certa maneira. Bate aquele desespero do que fazer: colocar no arroz, ligar e desligar? O que realmente funciona? E será que volta a funcionar? Bom, tudo depende de onde o celular caiu e quanto tempo ele ficou em contato com a água.
De qualquer forma, listamos algumas dicas do que fazer e o que não fazer quando o celular entrar em contato com a água. Leia, antes de tomar qualquer ação precipitada!
1 – Não ligue o aparelho!
Ligar o aparelho para ver se está tudo ok com ele, é um dos erros fatais mais cometidos nesse tipo de situação. Ao fazer isso, você estará alimentando o aparelho com energia e, como a placa pode estar molhada ou oxidada, é possível que cause um curto-circuito e o aparelho não tenha mais salvação.
2 – Arroz funciona! Por que?
Colocar o celular em um pote de arroz é uma das soluções mais famosas e funciona, segundo os especialistas – dependendo dos danos, claro. O arroz é um alimento que tem a propriedade de absorver a água. A orientação é deixar o celular desligado (sempre desligado!) no pote de arroz.
3 – Colocar na geladeira
Colocar o celular desligado na geladeira também é uma forma de auxiliar a retirar a umidade. A geladeira é fria, mas é um ambiente com pouca umidade e pode ajudar no sentido de “secar” o celular.
4 – Nada de secador de cabelo
Todos têm a vontade súbita de colocar o celular embaixo do secador de cabelo ou de qualquer outra fonte de calor, só que isso vai piorar a situação. O calor pode dilatar as peças internas e danificar ainda mais o processo.