Apesar de ser um acessório de função estética, a calota instalada no veículo deve seguir o padrão do modelo de roda de cada automóvel, para se encaixar ao sistema de furo dos aros do carro.
Todos os carros são desenvolvidos por meio de muito estudo e os diversos detalhes do veículo têm uma razão de existir, assim como os furos. Esse é o motivo por que uma calota feita para um determinado modelo de carro não irá se adequar aos demais disponíveis no mercado.
Outro aspecto peculiar a esse acessório do carro é a presença de um cubo alto e baixo. Quando alguém escolhe substituir as calotas originais, é preciso prestar atenção a essa característica para não errar na compra, pois se a peça ficar para fora da linha do pneu, poderá quebrar facilmente quando a roda encostar na guia ou passar por um buraco.
Atualmente, diversos tipos de calotas não originais estão à venda no mercado. Uma delas é a de reposição, que são peças fabricadas seguindo os padrões e a qualidade dos originais. Essa linha é muito procurada por quem quer customizar o carro e se arriscar em design e cores diferentes.
Fonte: Bradesco Seguros