Brasileiro insatisfeito com destino dos impostos

Uma pesquisa realizada pela MeSeems, empresa de pesquisa web-mobile, com 3.723 pessoas de todas as regiões do país,  aponta que 99,1% dos respondentes concordam que pagam muitos impostos. Para eles, os de maior custos são o Imposto de Renda (IR), com 31,5%; seguido do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), com 24,9%, de competência dos estados, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 20,8%.

Além de pagarem muito, 97,3% dos entrevistados afirmam que os valores arrecadados não estão sendo bem utilizados. Para eles, os governos deveriam priorizar investimentos nas áreas da educação (48,8%), saúde (32,8%) e segurança (9%). Também foram citadas as áreas de transportes, com 2,2%, ciência e tecnologia, com 2%, e meio ambiente, com 1,9%.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o dinheiro gasto pelos contribuintes com os impostos é diretamente utilizado pelo Governo Federal, onde parte considerável retorna aos estados e municípios. Recursos importantes também são destinados à saúde e educação e a programas de geração de empregos e inclusão social, como: plano de reforma agrária e plano de construção de habitação popular. Outra parte dos recursos é destinada para áreas de construção e recuperação de estradas, segurança pública e a defesa do meio ambiente.

Segundo a Frente Nacional de Prefeitos, apenas 18% da arrecadação total de tributos no Brasil são repassados aos municípios. O restante, ou seja, 58% da arrecadação fica em Brasília e 24% nos estados.

Fonte: Monitor Mercantil

Deixe um comentário