Brasil tem 5 milhões de celulares bloqueados por roubo ou perda

O número de roubos, furtos e perdas de celulares e smartphones têm crescido constantemente. Segundo dados da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), o Brasil já tem mais de 5 milhões de dispositivos bloqueados por terem sido roubados ou perdidos. O número, 2% maior que o contabilizado em dezembro de 2014, é equivalente à média mensal de smartphones vendidos no Brasil no terceiro trimestre daquele ano, quando as lojas do varejo bateram recorde nesse segmento.

Mesmo com um universo de mais de 280 milhões de celulares, no Brasil, o seguro para celulares ainda não é um produto muito conhecido. Uma das vantagens de se contratar este seguro é a amplitude das coberturas oferecidas. As de roubo e furto qualificado são contempladas em grande parte dos seguros disponíveis no mercado. Existe ainda a possibilidade de contratar coberturas de danos físicos aos equipamentos, danos elétricos e cobertura internacional. Em caso de quebra da tela, o que ocorre muito frequentemente, o seguro só cobre se o dano causado por acidente, incêndio, queda de raio, impacto de veículo ou tentativa de roubo.

No entanto, quando da contratação do seguro, é preciso ficar atento aos riscos excluídos das apólices. Furto simples, furto de bem deixado dentro de veículo (exceto em caso de roubo do veículo), extravio, perda ou desaparecimento, subtração sem violência ou grave ameaça e bens deixados em áreas abertas são algumas das exclusões.

Dicas para proteger seu celular:

– Não andar com o celular no bolso de calças, shorts e bermudas.
– Não usar o celular em ruas movimentadas ou locais muito desertos.
– Procurar usar sempre o fone de ouvido para atender o celular na rua.
– Investir em capas e películas protetoras.
– Manter uma senha de bloqueio do celular.
– Fazer backups periódicos dos dados de seu celular.
– Utilizar aplicativos de rastreio do aparelho em caso de perda ou furto.

Fonte: Tudo Sobre Seguros http://www.tudosobreseguros.org.br/portal/pagina.php?l=754&c=1374

Deixe um comentário