O site 9to5Mac, que costuma antecipar com acerto os movimentos da Apple, afirma que a empresa pretende lançar sua primeira loja de varejo no Brasil em março de 2014. A primeira loja Apple na América Latina, em construção desde o ano passado, ficará no Shopping Village Mall, na região nobre da Barra da Tijuca. Originalmente, a informação é de que a Apple abriria a loja no Rio de Janeiro em julho deste ano, mas questões relacionadas à contratação de pessoas teriam feito a empresa recuar e rever o lançamento para o ano que vem.
Para os sites norte-americanos, a movimentação da área de telefonia móvel no Brasil é um grande negócio, o que justifica a investida da Apple. As vendas de smartphones saltaram 53% no primeiro trimestre deste ano, crescimento que supera todas as demais regiões em escala global. O Brasil é a maior economia da América Latina e o brasileiro, particularmente, é tão afeito ao iPhone que está até disposto a pagar mais de US $ 1 mil (na loja virtual da Apple brasileira, o iPhone 5 custa a partir de R$ 2.299) pelo novo iPhone 5C (o aparelho que era para ser popular e sai com preço de entrada, nos EUA, a US$ 549, desbloqueado, e a US$ 99 com prazo de dois anos de contrato com a operadora). E a América Latina se mostra, rapidamente, uma mina de ouro digital: a densidade da internet é de, em média, 45% e mais de 250 milhões de pessoas estão conectadas à rede. Em breve, a AL terá mais usuários de internet do que os EUA e o Canadá. Finalmente, as vendas de laptops e tablets tendem a se expandir ainda mais rápido conforme as pessoas abandonam os desktops.
Esses são os principais motivos para que o 9to5Mac veja com bons olhos o investimento da Apple em lojas físicas no Brasil. Os sites destacam que a abertura da primeira loja da Apple no Rio de Janeiro está em sintonia com a Copa do Mundo 2014 (o Rio será uma das cidades-sede), o que promete atrair milhões de turistas . A Apple já fez isso antes quando abriu sua primeira loja na China em 2008, pouco antes das Olimpíadas de Pequim.
Mas, no meio do caminho tem uma pedra, mais conhecida como custo Brasil: os impostos sobre produtos eletrônicos do País são os mais altos da AL; embora a maior fornecedora da Apple, a chinesa Foxconn, tenha fábrica em Jundiaí (SP) prevista para operar o ano que vem, dificilmente os componentes, que são o cérebro do iPhone (e do iPad), serão fabricados em terras brasileiras; e, por conta disso, os aparelhos poderão custar até 60% a 70% mais caro, assim como o PlayStation 4 da Sony acaba de comprovar. O site 9to5Mac é taxativo: a América do Sul é o pior lugar para se comprar um iPad (na Argentina, o tablet custa US$ 3,5 mil).
Fonte: Meio & Mensagem http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2013/10/29/Brasil–o-proximo-grande-negocio-da-Apple.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mmbymail-geral&utm_content=Brasil:+pr%F3ximo+grande+neg%F3cio+da+Apple?#ixzz2jhIwQWTa