Nada melhor do que nesse inverno, entrar no chuveiro e tomar um banho quente, certo? No entanto, dependendo da temperatura da água, esse banho delicioso pode trazer alguns malefícios para a pele, cabelo e até mesmo para o funcionamento do corpo humano.
Para o corpo:
A água quente eleva a temperatura média do corpo humano, podendo impactar até mesmo na pressão sanguínea. Pode haver alteração do fluxo do sangue e a circulação do oxigênio, causando tontura, falta de ar, dor de cabeça, entre outros.
Para a pele:
A epiderme, parte superficial da pele, tem uma camada protetora que é “removida” ao entrar em contato com a água em altas temperaturas, deixando a pele exposta. A água muito quente ainda dilata os poros, pode causar coceiras e surgimento de acnes.
Além disso, a água muito quente faz com que o sangue, que estava trabalhando na digestão, passe a trabalhar para proteger o corpo, dificultando o processo digestivo.
Para o cabelo:
As altas temperaturas do banho aumentam a oleosidade, favorece o surgimento da caspa e pode promover a queda dos fios. Os banhos muito quentes podem deixar o cabelo sem brilho, opaco, fraco e quebradiço.
Fonte: Uol