Automação residencial

A automação residencial pode transformar a casa através de um conjunto de sistemas eletrônicos que interagem com diversos dispositivos de um ambiente. Apesar de envolver energia elétrica, graças às suas programações, a automação também é uma ótima maneira de economizar a conta de luz.

A grande vantagem é que o ambiente é pensado de forma sustentável e traz praticidade. Pode ser automatizado o sistema de entretenimento, como salas de home theaters com telões, som ambiente, sistema de iluminação e persianas e cortinas. Com isso, o sistema contribui para a decoração e traz uma sensação de luxo aos ambientes internos.

As possibilidades são quase infinitas. O proprietário explica que por meio de diversos equipamentos motorizados e automatizados, que trocam informações, é possível modificar a relação da pessoa com a casa. Fechaduras podem se tornar biométricas e algumas programações podem fazer o sistema reconhecer o usuário da família e definir uma temperatura ou ligar a televisão. Outra opção é comandar persianas e cortinas para que se abram com o nascer do dia ou se fechem a noite, por meio de sensores solares.

Instalação
Apesar de prático, o uso da tecnologia exige cuidados na hora da instalação, pois muitos sistemas são feitos por meio de cabos. Existe a necessidade de preparo da infraestrutura com um projeto bem elaborado e definido entre a empresa e os usuários finais.
Por isso, é necessário cuidado ao escolher a empresa que irá fazer a instalação. Siga indicações de pessoas que já utilizaram o serviço e pesquise antes de contratar, para não ter problemas ou gastos desnecessários. O instalador deve conversar com o usuário sobre instruções do que ele quer fazer e o que é possível ser feito. Somente com um projeto muito bem elaborado o sistema futuramente funcionará como devido.

Economia
O sistema de automação tem um consumo de energia baixo, especialmente porque ele agrega funcionalidades. Por exemplo, conseguimos programar na automação para que a lâmpada esteja acesa em 80% da sua capacidade, o que não prejudica visivelmente e reduz os gastos elétricos.

Outra facilidade é que quando o ambiente está ocioso, sem movimentação por um determinado tempo, e com as luzes acesas, o sistema automaticamente desliga as lâmpadas. Essa é mais uma forma de reduzir os gastos dentro de casa.

Fonte: Bradesco Seguros

Deixe um comentário