Um dos índices mais conhecidos é a tabela FIPE, que determina os preços médios de veículos anunciados pelos vendedores no mercado nacional, servindo como um parâmetro para negociações ou avaliações. Lembrando que tudo pode variar de acordo com região do país, conservação, cor, acessórios e outras características.
A tabela FIPE é a sigla de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, ou seja, uma organização sem fins lucrativos, que foi criada nos anos 70 e dá suporte a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas. Basicamente, ela realiza levantamentos técnicos e gera indicadores econômicos e financeiros, que são muito usados no mercado.
Portanto, os valores estabelecidos pela tabela FIPE estão totalmente conectados com o valor do seguro de veículo. Essa relação se dá, especialmente, porque a indenização é paga considerando os preços levantadas pelos especialistas da FIPE. Valorização e desvalorização de preços são comuns no mercado, portanto é fundamental estar ligado na média nacional de preços automotivos, novos, usados e seminovos da tabela FIPE.
Se quiser saber mais sobre a tabela FIPE, basta acessar o site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Lá, é possível verificar o preço médio de qualquer veículo, sabendo apenas o modelo, marca e ano.
Fonte: Blog HDI