Muitas pessoas relatam que o quadro alérgico respiratório enfrenta uma piora à noite ou logo na parte da manhã. Essa impressão que a maioria das pessoas tem não é apenas coincidência. Ela realmente tem explicação e fundamento. Veja alguns motivos que explicam essa piora:
1. Gravidade e a posição do corpo
Quando uma pessoa se deita, basicamente tudo em seu nariz começa a escorrer pela garganta. Por conta da anatomia do nariz e da garganta, isso pode gerar mais tosse, chiado e dificuldade para respirar do que quando você está em pé, por exemplo. Uma alternativa para tentar amenizar isso é apoiar com mais alguns travesseiros extras, aliviando o congestionamento enquanto você dorme.
2. Quarto com ácaros e mofo
Dentro do quarto, existem objetos com muitos ácaros e mofo, como travesseiro, cama, lençol, cobertor e até mesmo paredes.
3. Dormir com o animal de estimação
Se você é alérgico ao seu animal de estimação, dormir lado a lado não faz nenhum bem, afinal os pelos dos bichinhos vão se acumulando no tapete, edredom e por aí vai.
4. Pólen e agentes poluentes
O pólen também pode piorar os sintomas e muitas vezes trazemos ele inconscientemente para dentro de casa na nossa pele, cabelo e roupas. Por isso antes de deitar, tome um banho e procure colocar roupas limpas.