Desde de pequenos passamos por inúmeras vacinações em nossa vida, e precisamos manter essa tradição levada por gerações. Atualmente existe muita desinformação sobre elas principalmente na internet.
Por isso é fundamental conhecer as vantagens que existem com a vacinação:
- Todos os anos, impedem até 3 milhões de mortes ao combater mais de 20 doenças fatais;
- São consideradas uma das maiores conquistas humanas;
- É um dos métodos mais barato para controle da saúde pública;
- Para viajar para alguns países é preciso estar com as vacinas em dia;
- Um país com baixa taxa de vacinação acaba afetando diretamente o turismo, já que muitos não vão querer viajar para ele e acabar se contaminando com algum tipo de doença.
Em relação a vacina do novo coronavírus, entenda como funciona o processo de vacinação e por qual motivo é necessário utilizar a máscara depois de vacinado:
Quando o indivíduo é vacinado é introduzido no seu corpo um antígeno (vírus morto, enfraquecido ou ácido nucléico), que não tem a capacidade de adoecer a pessoa. Isso serve como uma “apresentação” entre o sistema imunológico do ser humano e o vírus. O corpo produz uma resposta imune adaptativa, assim, se em algum momento a pessoa entrar em contato com a doença, seu organismo conseguirá combater.
O tempo entre a vacina e essa resposta demora algumas semanas, como se o corpo precisasse de um tempo para processar a informação. Logo, existe uma janela onde o paciente ainda não está imunizado. Por isso, as medidas de proteção, principalmente as máscaras, precisam ser mantidas.
Além da resposta do corpo, outro motivo importante é o fato de que a vacina do Covid-19 será feita em duas fases, em um primeiro momento. Desse jeito, o corpo não está totalmente protegido após a primeira dose, precisa de mais tempo e da segunda dose.
Por fim, até que parte da população esteja imunizada, não poderemos abandonar totalmente máscaras, álcool em gel e o distanciamento social. Ser vacinado não impede de ser um vetor de transmissão da doença. Mantenha a sua segurança e a dos outros em primeiro lugar, se cuide.
Fonte: G1 / Blog da Saúde (GOV) / G1