Os motoristas devem tomar alguns cuidados com seus automóveis no verão, pois devido às altas temperaturas certos itens podem sofrer avarias. Nesse contexto, a primeira recomendação dada por especialistas envolve a manutenção preventiva. Com ela, é possível identificar diversos problemas e, com isso, resolvê-los a tempo de evitar danos maiores.
Para tanto, um mecânico é o profissional mais indicado para dar o suporte necessário para o bom funcionamento dos carros – seja qual for à época do ano. Segundo o chefe do setor de mecânica do Centro Automotivo Poli Poli, Eliomar dos Santos, de São Paulo (SP), os cuidados exigidos no verão, especialmente nos dias muito quentes, são vários.
Entretanto, o primeiro (e mais importante) componente que deve ser checado é o motor. “Com o calor, corre-se o risco de ele superaquecer caso a válvula termostática não esteja funcionando corretamente”, afirma. O mecânico indica fazer uma limpeza no radiador a cada 18 meses, assim como trocar o líquido refrigerante (etilenoglicol). “Sem contar a importância de verificar possíveis vazamentos que podem comprometer o uso do automóvel e demais peças que costumam sofrer danos, como é o caso da bateria”, esclarece.
Vale lembrar que a presença de embalagens aerosol (como desodorantes, por exemplo) dentro do carro representa perigo, pois de acordo com as especificações de segurança desse tipo de produto a exposição ao calor pode provocar explosões. O mesmo vale para os isqueiros que nunca devem ficar próximos de temperaturas acima de 50°C ou à luz solar prolongada, conforme determinação do Inmetro.
Para refrescar
Em dias de sol forte, muitos condutores fecham os vidros do carro e apelam para o poder do
ar-condicionado. Entretanto, com o uso mais frequente do equipamento a potência do carro
diminui. Além de revisões periódicas, o especialista recomenda “fazer a troca do filtro interno,
repor o óleo, trocar o gás e higienizar o aparelho com frequência”, diz.
Fonte: Bradesco Seguros
Interessante.