Manutenção do estepe é indispensável

Para evitar transtornos ao ter que substituir um pneu furado pelo estepe é muito importante acompanhar o estado do item – obrigatório nos veículos, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além disso, o pneu reserva só deve ser utilizado em situações de emergência.

Pelo fato de o estepe normalmente ficar muito tempo parado e sem uso, é fundamental verificar se ele apresenta avarias, tais como borracha ressecada. Se ele estiver desgastado não deve ser utilizado, pois corre o risco de estourar e o carro tende a puxar mais para o lado em que foi colocado.

Estepe deve estar calibrado
No caso do reserva, ele deve ser calibrado sempre com um número maior. Se os pneus usam 30 libras, o estepe tem que ter 35. Segundo especialistas, a troca do estepe deve ser realizada a cada quatro anos, mesmo sem ter sido utilizado.

Numeração do aro da roda
A numeração do aro da roda do estepe costuma ser diferente da dos demais. Por esse motivo, o estepe só deve ser utilizado para conduzir o veículo até a oficina mais próxima ou um lugar seguro. Lembrando que se o procedimento não for respeitado, partes do veículo como a suspensão e o amortecedor podem ser muito prejudicadas.

Fonte: Bradesco Seguros

prod_auto_05

Deixe um comentário