Não se trata apenas dos cuidados ao abastecer, para evitar que combustíveis adulterados prejudiquem o motor; ao guardar o veículo, preferindo vagas na sombra e em locais seguros; ou ao lavar, preocupando-se em retirar todos os resíduos de poeira sem arranhar a pintura do automóvel.
Veja, a seguir, como cuidar do seu carro todo mês para que ele se mantenha em bom estado por mais tempo.
Freios
Cheque o líquido de freio. Caso perceba que o seu nível está abaixo do recomendado no reservatório, fique atento: isso pode indicar algum vazamento no sistema, o que pode exigir reparação ou substituição de peças.
Se nenhum vazamento foi constatado, essa diminuição pode estar relacionada ao desgaste das pastilhas e discos de freio. Nesse caso, não deixe de levar o seu veículo ao mecânico a fim de que todo o sistema de frenagem seja analisado.
Correia Dentada
A sua função é manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas.
Sua substituição ocorre em média a cada 50.000 quilômetros, mas verifique o manual do proprietário. Trata-se de um item muito importante, pois a sua quebra poderá ocasionar a trava do motor comprometendo todos os componentes.
Pneus
A principal preocupação é com o desgaste:
- Observe e, se notar uma área mais gasta no centro da roda, é sinal de que a pressão ao calibrar é maior do que a indicada pelo fabricante;
- Se esse desgaste for maior nas laterais, pode indicar pressão abaixo do recomendado;
- Caso o desgaste esteja em algum lado interno ou externo, desconfie de problemas de alinhamento da suspensão.
Calibrar na pressão ideal contribui para a economia de combustível e evita desgastes prematuros. Procure fazer a calibragem, com o veículo frio, no mínimo duas vezes por mês, e recorra ao manual para obter informações a respeito da pressão recomendada.
Não esqueça de tomar esses cuidados com o estepe.
Bateria
Hoje são do tipo “seladas”, isso significa que não é necessário que lhe sejam adicionadas água, contudo não estão totalmente livres de manutenção.
- Verifique periodicamente se os cabos estão limpos, sem zinabres, e bem fixados aos pólos da bateria.
- Teste regularmente as condições de funcionamento do sistema de carga e partida; bateria; alternador e motor de partida.
Óleo
O óleo do motor tem a função de lubrificar as partes móveis e precisa de uma atenção especial.
Deve-se fazer sua substituição no período conforme especificação* da montadora, pois dessa forma o consumo de combustível será adequado e a emissão de poluentes do veículo será controlada. Caso não ocorra a troca nos períodos determinados, poderão ocorrer falhas no sistema de lubrificação e consequentes avarias internas no motor.
Verifique periodicamente o nível de lubrificante do motor por intermédio da vareta de óleo. Essa inspeção é feita visualmente, com o motor frio e numa superfície plana. Caso o nível esteja abaixo da especificação, procure um centro automotivo, pois o veículo poderá apresentar vazamentos.
Sistema de Arrefecimento
É o sistema responsável pela refrigeração motora do veículo. Caso o funcionamento não esteja adequado, o motor poderá aumentar o consumo de combustível e, na pior das hipóteses, comprometer itens como a junta de cabeçote.
Sempre verifique o nível da água no reservatório de expansão. As medidas sempre deverão ser respeitadas de acordo com os limites mínimo e máximo desse compartimento.
Se perceber que o abastecimento de água é frequente, procure um centro automotivo para um diagnóstico preciso.
Cuidado com os postos de gasolina, geralmente os frentistas adicionam aditivos de maneira indiscriminada, ocasionando sérios problemas ao motor.
Fonte: Blog da Porto