Uso consciente do celular

O avanço das novas tecnologias, aliado às mudanças culturais e sociais da vida moderna, colabora para o uso cada vez mais intenso do smartphone, que se tornou uma ferramenta essencial para o dia a dia das pessoas das grandes cidades. Dentro de todas as tecnologias disponíveis, o celular desponta como a mais utilizada por apresentar diversas funcionalidades em um único aparelho, como e-mail corporativo, GPS, câmera fotográfica, jogos, aplicativos sociais, entre outros.

No entanto, devemos nos atentar aos locais e momentos em que fazemos uso do aparelho, pois muitos aplicativos são desenvolvidos no intuito de prender a atenção do usuário, aumentando as chances de acidentes, roubos ou furtos de aparelho, além de trazer situações de risco à saúde.

Cuidado ao dirigir
Cerca e 80% dos motoristas admitem utilizar o celular enquanto dirigem e, devido a esse tipo de conduta, é registrado mundialmente, aproximadamente, 1,3 milhão de acidentes por ano.

Problemas de saúde
Má postura, dores nas costas, ansiedade e problemas de visão, por conta do tempo de exposição à tela, podem mascarar indícios de quadros de nomofobia (do inglês “no mobile phobia”, ou seja, medo de ficar sem o celular). O transtorno psicológico pode desencadear casos de depressão, além de trazer problemas como a falta de concentração, sedentarismo, tendinite e até má alimentação.

Outro ponto importante são os acidentes de trabalho, como quedas, tombos e escorregões, além de outros casos mais graves, causados pela distração ao falar ou digitar no cellular.

Dicas para prevenir acidentes com o celular e melhorar sua qualidade de vida no dia a dia:

  • Durante a condução de veículos, atenção total ao trânsito, nunca use o celular.
  • Ao caminhar, desvie de objetos e transeuntes. Sem o uso de celular, você evita quedas e fica mais atento ao seu redor.
  • Cuidado com a postura. Evite ficar com o pescoço dobrado e o queixo muito perto da nuca. Prefira elevar o aparelho para altura dos olhos.
  • Regule o brilho da tela e o tamanho da fonte de leitura, assim, evita forçar demais a visão.
  • Evite quedas e não use o celular ao subir ou descer escadas.
  • Cuidado ao fotografar, não corra riscos a acessar locais altos ou sem segurança. Mais vale o cuidado com a sua vida do que uma foto compartilhada com seus amigos.
  • Estipule horários para checar e-mails e usar aplicativos de redes sociais. Isso colabora para sua concentração e reduz as horas de uso do aparelho.

Fonte: Blog Porto Seguro

Deixe um comentário