Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. Precisamos discutir, provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes em nosso país onde, todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente. Mas há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados são denunciados às autoridades. A cada hora, 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade.
Como identificar abuso sofrido por uma criança próxima?
Mudança de comportamento
O primeiro sinal a ser observado é uma possível mudança no padrão de comportamento das crianças. Um fator facilmente perceptível, pois costuma ocorrer de maneira repentina e brusca.
Por exemplo, se a criança nunca agiu de determinada forma e, de repente, passa a agir; se começa a apresentar medos que não tinha antes – do escuro, de ficar sozinha ou perto de determinadas pessoas; ou mudanças extremas no humor:
Como a maioria dos abusos acontece com pessoas da família, às vezes a criança apresenta rejeição a essa pessoa, fica em pânico quando está perto dela.
Em outros casos, a rejeição não se dá em relação a uma pessoa específica, mas a uma atividade. A criança não quer ir a uma atividade extracurricular, visitar um parente ou vizinho ou mesmo voltar para casa depois da escola.
Proximidade excessiva
Uma proximidade excessiva também pode ser um sinal.
Importante notar que o papel do desconhecido como estuprador aumenta conforme a idade da vítima – ou seja, no abuso de menores de idade, a violência costuma ser praticada por pessoas da família na maioria dos casos.
Regressão
Outro indicativo apontado pelas especialistas é o de recorrer a comportamentos infantis, que a criança já tinha abandonado, mas volta a apresentar de repente.
Se ela passa a querer ficar isolada, não ficar perto dos amigos, não confiar em ninguém. Ou se fugir de qualquer contato físico.
Segredos
É importante lembrar que o ser humano é complexo, então esses comportamentos podem aparecer sem estarem ligados a abuso.
Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é crime!
Denuncie. Disque 100 (Disque Direitos Humanos).
Fonte: BBC