Câmeras no condomínio: os olhos do síndico

As câmeras de segurança já são equipamentos indispensáveis dentro e fora de qualquer condomínio. No início, a instalação tinha como objetivo aumentar a sensação de segurança para os moradores, mas, hoje em dia, o sistema de monitoramento tem várias funções, e serve para ser os olhos de todos os que vivem, trabalham, administram e passam pelo condomínio.

Os equipamentos estão cada vez mais modernos e sensíveis e usam inteligência artificial, que detecta movimentações atípicas dentro e fora dos condomínios – fazem reconhecimento facial, digital e de placas de carros. Muitos gravam no escuro, em cores, acompanham o deslocamento de pessoas e têm gravação de voz, tecnologia que consegue controlar o acesso, identificar desconhecidos, registrar furtos e depredações. Todo esse sistema pode ser monitorado por uma empresa especializada, que armazena e documenta os problemas que acabam acontecendo.

Os equipamentos também têm alarme e podem ser usados para resguardar locais de depósito do condomínio. Se alguém tentar entrar no local fora do horário permitido, um alarme dispara na central de monitoramento da empresa ou envia um alerta para o celular do síndico. Pelas lentes das câmeras todos os espaços do condomínio estão na palma da mão.

Existem empresas especializadas que oferecem vários pacotes e planos que se adequam a todos os modelos de condomínio.

Fonte: CIPA

Deixe um comentário