A comercialização do cigarro eletrônico é proibida pela Anvisa no Brasil, mas os produtos são vendidos em bares, festas, ruas. Os vapes possuem uma quantidade menor de substâncias tóxicas que os cigarros comuns, mas estão longe de serem inofensivos!
Nesta quarta-feira, dia 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco e os pesquisadores do Incor descobriram que os usuários do vape fumam o equivalente a mais de 20 cigarros por dia. Os resultados foram descobertos no Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração.
A pesquisa foi feita com 21 usuários, com idades entre 13 e 49 anos, exclusivos de cigarros eletrônicos. Os valores encontrados foram de 600 ng/ml, o que equivale a mais de 20 cigarros por dia.
Segundo os pesquisadores, esses dados mostram que os níveis de cotinina —um dos subprodutos da nicotina— foram os mais elevados que o teste poderia identificar. Isso demonstra que a velocidade de adição a nicotina com este produto é mais elevada que a do cigarro convencional.