Um estudo publicado na revista norte-americana Medicine & Science in Sports & Exercise fez um teste com adultos e idosos sentados em um laboratório por oito horas, como se reproduzisse um dia de trabalho padrão. Em alguns dias foram testados pequenos intervalos para usar o banheiro, por exemplo, e em outros dias caminhar um minuto a cada meia hora, ou cinco minutos a cada hora.
A ideia era descobrir o mínimo de movimentação possível para compensar os efeitos prejudiciais à saúde de ficar sentado.
De acordo com os pesquisadores, uma caminhada leve de cinco minutos a cada meia hora foi a única estratégia que reduzia de maneira substancial os níveis de açúcar no sangue em comparação com ficar sentado o dia todo. Essas pequenas caminhadas reduziram o pico de açúcar no sangue depois de comer em quase 60%. Um resultado incrível com uma pequena mudança no hábito do cotidiano.
Além dos benefícios físicos, foram detectados também ganhos mentais. As leves caminhadas diminuíram a sensação de fadiga, melhoraram o humor e ajudaram os participantes a se sentirem mais energizados.
Enfim, muitos estudos apontaram que pessoas que ficam sentadas por horas têm maior risco de ter doenças cardíacas, diabetes, demência e vários tipos de câncer, quando comparadas a quem se move ao longo do dia. Mesmo para os praticantes de atividades físicas, essas leves caminhadas ao longo do dia sentado no trabalho, são essenciais e benéficas.