Como economizar o meu gás de cozinha?

Se você comprou algum gás de cozinha nos últimos tempos, se decepcionou com o preço  que vem sofrendo aumentos consideráveis. Em muitas casas no Brasil o gás de cozinha está sendo substituído até pelo fogão a lenha, já que o preço não condiz com seus rendimentos. Houve casos em que algumas pessoas se acidentaram gravemente por utilizarem álcool para substituir o gás de cozinha, não faça isso em casa!

Já que fugir do preço do gás é um pouco difícil atualmente, o melhor mesmo é  economizá-lo. Veja algumas dicas que vão fazer o seu gás de cozinha durar mais:

1. Evite abrir o forno
Pode ser difícil resistir à tentação de abrir o forno de tempos em tempos para saber como está o alimento. Ao abri-lo, ele perde calor e, dessa forma, gasta mais gás para voltar a temperatura ideal. Marcar o tempo de preparo da receita ajuda a evitar abrir o forno desnecessariamente.

2. Mantenha as bocas do fogão limpas
Se as chamas estiverem meio amarelas ou laranjas, é sinal de que as bocas estão sujas ou com mau funcionamento, onde o fogo perde sua potência e acaba gastando mais gás

3. Use a panela de pressão quando possível
Embora muitas pessoas tenham medo de usar a panela de pressão, aprender a utilizá-la pode ajudar você a economizar gás, já que ela cozinha os alimentos em menos tempo.

4. Evite a passagem de vento
Se na sua cozinha tem uma janela que permite a passagem de vento pelo seu fogão, vale a pena fechá-la enquanto cozinha. Isso porque o vento diminui a potência das chamas, exigindo mais tempo para que a panela atinja a temperatura ideal. 

5. Cozimento a vapor
Que tal aproveitar o cozimento de um alimento que está na panela para colocar uma escorredeira metálica em cima e já cozinhar outros alimentos no vapor, como os legumes? Assim, você gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar uma quantidade maior de alimentos.

6. Use bocas do fogão adequadas
Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício do seu gás de cozinha – evite, a menos que esteja com muita pressa.

7. Tampe as panelas
Panelas tampadas aproveitam mais a chama, cozinhando mais rápido, já que o calor não se dissipa para o ar. 

8. Corte os alimentos em pedaços menores
Como você pôde perceber, o tempo de uso é determinante para a economia de gás. Por isso, saiba que, quanto menor o corte do alimento, menos tempo ele levará para ser cozido. 

9. Planeje o uso do forno
Uma boa ideia é cozinhar pratos diferentes que usam o forno na mesma temperatura para cozinhá-los juntos. 

10. Cheque o botijão de gás e mangueiras
O processo de checagem é simples. De tempos em tempos, verifique as roscas do botijão de gás e os canos do fogão e forno despejando um pouco de espuma de sabão e observando se há algum vazamento se houver bolhas de ar formando-se. Além de ajudar na economia, evita acidentes graves.

11. Planeje e otimize o preparo das refeições
Aproveitar o tempo na cozinha para preparar refeições pensando nas próximas pode significar não precisar usar o fogão no dia seguinte. Faça porções maiores, especialmente dos acompanhamentos, e o que sobrar você ainda pode congelar.

Fonte: IDEC

Deixe um comentário