Os sintomas da Covid-19 foram mudando à medida que novas variantes do vírus SARS-CoV-2 surgiram desde o início da pandemia, em março de 2020. Atualmente, circulam pelo mundo pelo menos cinco variantes de preocupação (VOCs, da sigla em inglês variants of concern), consideradas mais transmissíveis que são as variantes: alfa, beta, gama, delta e ômicron.
E atualmente a variante ômicron já é responsável pela maioria dos casos de Covid-19 no Brasil.
Quais são os principais sintomas dessa variante?
- Cansaço;
- Dores musculares;
- “Coceira na garganta” ou “garganta arranhando”;
- Febre baixa (em poucos casos);
- Tosse seca (poucos casos)
Atualmente a variante ômicron já é responsável pela maioria dos casos de Covid-19 no Brasil. Até agora, os pacientes infectados pela ômicron apresentaram apenas sintomas leves. No entanto, a nova variante preocupa a OMS e os países por causa das 50 mutações que a nova cepa apresenta, sendo 32 apenas na proteína S, principal alvo das vacinas desenvolvidas até o momento. Constatou-se que ela é mais transmissível que a Delta, pelo aumento no número de casos de covid-19.
Como faço para me proteger dessa variante?
- Uso de máscaras;
- Higienização sistemática das mãos;
- Distanciamento social;
- Vacinação;
Mesmo estando vacinado, eu posso me infectar?
Sim, mesmo que você esteja vacinado ainda é possível ser infectado, por isso, o seguir as regras de proteção acima é muito importante. E lembre-se: a imunização é a melhor forma de se proteger contra o potencial risco de gravidade e letalidade da covid-19.
Se você ainda não se vacinou, vacine-se! O seu corpo saberá lidar melhor com o vírus.
One thought on “Variante ômicron, quais são os sintomas e como se proteger?”