Uma nova tecnologia disponível para smartphones pretende conscientizar quem bebe a não utilizar o volante sob efeito do álcool. Semelhante ao aparelho utilizado por policiais militares em blitz da lei anti-álcool, um pequeno bafômetro é acoplado a um smartphone e necessita apenas que a pessoa encha os pulmões e faça um sopro constante de quatro segundos para exibir o nível alcoólico do indivíduo.
Disponível para iPhone, iPad e Android, o aparelho funciona com uma bateria de lítio-ion recarregável e exibe um gráfico com o nível alcoólico no sangue do usuário. Alguns modelos possuem ainda um App que permite medir o nível alcoólico durante toda a noite e ainda pedir um táxi. Vale conferir as marcas Alcohoot e Breathometer. Os dois equipamentos, entretanto, ainda não são comercializados no Brasil.
Aplicativos sem bafômetro
Há também outros aplicativos, como o Taxa de Álcool no Sangue, em que o próprio usuário do smartphone digita seus dados, como o sexo, o peso e se está ou não em jejum e, em seguida, inclui a quantidade de álcool que consumiu. O App, então, faz uma estimativa da taxa de álcool no sangue e quanto tempo será necessário a pessoa esperar para estar apta a dirigir. Vale destacar, entretanto, que esses aplicativos têm caráter lúdico e visam trazer uma média do nível alcoólico que pode ser atingido a quem ingere bebida alcoólica, mas não são exatos.
Outra tecnologia que pode contribuir para conscientizar quem está alcoolizado a não assumir o volante: a Ignition Interlock Device. Trata-se de um dispositivo a ser instalado no carro e que obriga o motorista a soprar um bafômetro antes de fazer a ignição do carro. Se a pessoa estiver com nível alcoólico no sangue, o dispositivo não permite que o carro ligue. A venda ainda não está disponível no Brasil.
Fonte: Bradesco Seguros