Aprenda a limpar seu capacete

O capacete é o principal item de segurança para quem anda de moto, e pelo uso constante  pode acabar ficando sujo. Veja aqui as melhores formas de limpá-lo:

Comece pela limpeza do lado de fora

Sabia que o capacete tem por fora o mesmo acabamento de um automóvel? Isso mesmo! Então, pra limpar, você só precisa de um pano, água e sabão neutro. E não pode usar produtos de limpeza que têm ingredientes baseados em petróleo, como o removedor, tá?

Esses produtos são muito fortes e podem ter o poder abrasivo, ou seja, corroer, manchar e tirar a proteção do seu capacete.

É preciso ter cuidado até na hora de polir. Esfregar demais pode deixar esse acessório fosco, sem aquele brilho bonito, sabe?

Aproveite para limpar por dentro

Você também precisa fazer uma limpeza por dentro do capacete, mantendo ele livre de bactérias. O legal é que muitos modelos tem o forro removível, exatamente pra que você consiga lavar.

A lavagem do forro também é feita com água e sabão neutro. É só esfregar sem fazer muita força e, depois de limpar, pendure o forro em algum lugar bastante ventilado para secar. Isso vai fazer com que ele não perca o formato, tá?

Se o seu capacete não tiver o fundo removível, basta umedecer um pano com água e sabão neutro e passar nas partes internas dele. Depois, coloque seu capacete num lugar arejado e livre de sol. Assim ele seca direitinho!

Cuide do sistema de ventilação

O sistema de ventilação do capacete é feito daqueles furinhos por onde entra o ar. E ele é muito importante, viu? Afinal, esse sistema não deixa a sua viseira embaçar e ventila seu rosto, além de manter o ar sempre renovado!

Só que esses furinhos podem acumular sujeiras. Para limpar, você pode usar uma haste fininha com algodão na ponta para desobstruir essas passagens de ar. Mas, se tiver complicado e você não conseguir, é só pegar um canudinho e assoprar com bastante força. Ou então, passe numa oficina e peça pro mecânico limpar com um compressor de ar.

Retire a gordura presente na viseira

Gente, não pode esquecer da viseira! Para deixar ela sempre limpinha, você só precisa de um pano macio, água e sabão. No dia a dia, o pano macio do tipo flanela pode retirar o excesso de gordura. Mas, de vez em quando é preciso lavar mesmo!

É bem importante ter em mente que o pano tem que ser macio para não arranhar sua viseira e não prejudicar a visibilidade. Então, não use esponjas ou outros produtos. E olha, arranhões na viseira causam distorções nas imagens e luzes, o que é muito perigoso para sua segurança no trânsito!

Lubrifique as borrachas do capacete

Sabe as partes emborrachadas do capacete? Elas também precisam da sua atenção! Para que não fiquem duras e ressecadas, você pode pingar algumas gotinhas de silicone líquido. Tem algumas marcas que até mandam esse produto junto com o capacete.

Quando você lubrifica as borrachas, consegue manter um bom isolamento do interior dele. Isso também ajuda a selar a viseira do modo correto, evitando que pó, pequenos objetos soltos na pista e até mesmo insetos entrem no capacete.

Fique de olho na data de validade

Olha só, o capacete também tem data de validade! Para descobrir a validade do seu, procure uma etiqueta parecida com aquela que vem nas suas roupas na parte de dentro. E o prazo é de aproximadamente 3 anos.

Se ele estiver dentro da validade, é bom ficar de olho em outras coisas que podem indicar a sua troca. É o caso da falta do selo do Inmetro, se as espumas tiverem baixas demais e até se encontrar alguma fissura no capacete.

Guarde o capacete num lugar adequado

Depois que você tiver feito a limpeza do capacete, dê uma olhadinha pra ver se ele tá completamente seco. Guardar molhado, inclusive de suor, pode gerar mofo ou deformar a espuma.

O ideal é guardar o capacete num local plano, seco, arejado e com temperatura amena, nunca  no calor ou frio extremo. E evite que ele fique pegando sol, viu? Pode até colocá-lo num suporte, pendurado na parede. Assim, além de ficar protegido, também pode virar um item de decoração!
Fonte: Magazine Luiza

Deixe um comentário