Após o aumento da vacinação no Brasil, tendo vacinas que são necessárias duas doses e no caso da Janssen apenas uma dose, está voltando aos poucos o turismo pelo mundo. Pessoas que já estão com as doses em dia, estão colocando no papel novamente aquela imensa vontade de sair pelo mundo viajando.
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) indica que 71% dos seus associados relataram a procura de viagens por turistas vacinados. Desses, 29% comercializaram viagens para esse público para julho, e 47%, para o segundo semestre.
Para os EUA, por exemplo, já se pode viajar tendo apenas uma dose, porém é preciso nesse caso o uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.
Já para quem quer viajar e tem duas doses da vacina ou tomou a dose única da Janssen é preciso do comprovante de vacinação junto com o passaporte, para países como a Suíça e Islândia, por exemplo.
Saiba que, antes de se programar, é preciso saber se o país que você tem interesse está tendo alguma restrição ou não. Procure viajar em caso de necessidade e busque sempre seguir todas as medidas de segurança. E se você que está vacinado, só pense em viajar, vá com segurança, já que a viagem foi feita para se divertir e não para te deixar ainda mais preocupado.
Veja quais são as principais dúvidas de acordo com a infectologista Tânia Chaves entrevistada pelo Jornal O Tempo:
Quando poderei voltar a viajar de novo?
Quando a pandemia estiver controlada e a circulação do vírus for contida. Ou quando atingirmos 70% da população mundial vacinada.
Tomei a primeira dose, já posso viajar?
A primeira dose não garante proteção com formação de anticorpos o suficiente para evitar a infecção pela Covid-19.
Depois da segunda dose, quanto tempo para eu poder viajar?
No mínimo duas semanas.
Se não abrir mão da viagem, quais os cuidados devo ter?
Os mesmos cuidados das medidas não farmacológicas, que já viraram mantra mundial nesta pandemia: usar máscara (e ter sempre máscaras sobressalentes), higienizar constantemente as mãos e evitar aglomerações, principalmente os fechados. Prefira os espaços ao ar livre.
Quero viajar com a família, fui vacinada, e meus filhos, não. Posso viajar assim mesmo?
Com todas as restrições, especialmente se forem crianças e adolescentes e aqueles em que faixa etária não foi contemplada com a vacina.
Qual é o maior risco na viagem?
Adoecer de Covid-19 mesmo vacinado. Não existe vacina que seja 100% eficaz.
Países abertos aos vacinados com as duas doses
* Todos exigem certificado de vacinação, de preferência em inglês ou no idioma local;
* Boa parte exige teste PCR negativo para Covid até 72 horas antes do embarque;
* Confira antes de embarcar as vacinas autorizadas em cada país;
* Geralmente é permitido entrar nos países os turistas imunizados com as vacinas Janssen, Moderna, Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca.
Fonte: O Tempo