Você já fez o rodízio dos pneus de seu carro este ano?
Tal ação consiste em inverter a posição dos pneus do eixo dianteiro com os do eixo traseiro. Essa manutenção deve ser feita de sete em sete meses ou a cada dez mil quilômetros rodados e irá prolongar a vida útil dos pneus do veículo.
O objetivo é proporcionar:
– Desgaste uniforme dos pneus;
– Melhor estabilidade ao carro, especialmente em curvas e freadas;
– Melhor desempenho global do veículo.
Rodízio em linha ou em X?
Vale ressaltar que existem apenas duas diferenças na forma de efetuar o rodízio. Hoje em dia, os pneus mais comuns são os radiais. Porém, existe uma marca de pneus que recomenda o rodízio no formato em X. É o caso da marca Michelin, que é detentora de uma tecnologia que permite o entrelaçamento dos pneus, levando o dianteiro direito para a traseira esquerda e vice versa.
Para as demais marcas, o rodízio deve ser feito em linha, podendo ser usado também o estepe nesta troca. O ato consiste em colocar o pneu que estava na dianteira esquerda na traseira do mesmo lado e fazer o mesmo procedimento do lado direito do carro. Nesse caso, não muda o sentido que o pneu está rodando. Horário permanecerá horário e o anti-horário da mesma forma.
Quando bem cuidados, os pneus podem ter vida útil de 60 mil quilômetros rodados, considerando-se um carro de porte médio. Tal duração, entretanto, varia de acordo com a marca dos pneus e dos cuidados do motorista com o veículo.
Fonte: Bradesco Seguros