O câmbio é parte fundamental do carro, pois funciona como um multiplicador de força. Por fazer parte da transmissão, é comum o desgaste, e a manutenção preventiva é sempre a forma mais econômica de lidar com ele. Porém, existem alguns sinais de que seu câmbio está sofrendo um desgaste:
- Marchas não encaixam – Esse problema pode ser simples, quando a causa dele é apenas o nível baixo de fluído de embreagem; ou grave, quando for por conta de danos na embreagem ou outros componentes.
- Cheiro de queimado – Se o cheiro de óleo queimado surge após a utilização da marcha lenta, pode significar um superaquecimento da transmissão, baixo nível de fluído, ou até mesmo excesso de resíduos.
- Ruídos em ponto morto – Pode significar duas coisas sobre o fluido da embreagem: a primeira é que está com nível baixo; a segunda é a falta de viscosidade necessária. Assim, não tem como evitar o atrito entre as partes.
- Engate com atrito – Quando a marcha não engata e emite um ruído forte, pode significar um problema entre a ligação do pedal e o disco.
- Vazamentos
- Indicador no painel
- Tremedeira
Se você encontrar algum desses problemas, procure um mecânico. Podem ser coisas simples, como também grandes preocupações. Evite surpresas e faça sempre a manutenção preventiva.
FONTE: Extra