Para quem tem pet, o final do ano pode significar um problema. Os fogos de artifício podem causam terror e medo por conta do barulho muito alto que eles produzem. Os animais, principalmente cachorros, são muito sensíveis ao som. Eles possuem a capacidade de escutar 4 vezes mais longe que nós.
Resolver essa preocupação não é muito simples, pois cada animal tem sua reação e necessidades. O cenário ideal é treinar, desde de filhotes, com brincadeiras, petiscos e comemorações, para se acostumar com o som. O mesmo pode ser feito com cachorros mais velhos, utilizando um áudio que imite fogos de artifício, numa altura mediana.
Outras formas de tentar resolver esse problema é tentar camuflar o som dos fogos com televisão, musicas ou até mesmo colocar algodão nos ouvidos do pet. É importante deixar as luzes ligadas, já que a grande maioria costuma se esconder embaixo de móveis, assim o animal pode se locomover com facilidade, sem se machucar. Se você for viajar, é bom levar ele com você. Os animais tendem a se sentir mais seguros perto dos donos.
O fundamental é não prender o animal, pois ele pode se machucar de forma grave. Caso o seu animalzinho sofra com reações mais graves, é necessário um acompanhamento profissional.
Com o fim do ano, o importante é que você e seu animal estejam felizes e confortáveis. Invista na segurança dos dois, assim, vocês poderão curtir sem se preocupar com possíveis problemas.
FONTE: CASA E JARDIM