Por que o disjuntor de uma casa cai?

Por incrível que pareça, o fato do disjuntor de uma casa desligar ou “cair”, interrompendo a transmissão de energia, significa que ela conta com uma instalação elétrica bem feita e que estará segura diante de uma pane e, em casos mais graves, até mesmo incêndios. Em termos técnicos, o equipamento é um dispositivo eletromecânico que funciona como um interruptor automático destinado a proteger.

Motivos

• Sobrecarga: proveniente da alimentação de vários equipamentos em um circuito elétrico que não foi projetado para tanto;

• Curto-circuito: ocorre quando há falha no isolamento de equipamentos ou cabos.

 Em caso de curto

No caso de um curto-circuito, antes de religar o disjuntor, o ideal é verificar se o problema ocorreu em um equipamento ou na parte elétrica. No caso de ter sido em algum aparelho eletrônico, por exemplo, basta retirá-lo da tomada, mas se a falha foi no circuito será preciso conferir se o cabo está em boas condições de operação ou se está encostando em alguma estrutura metálica. Sendo assim, a indicação é que o disjuntor apenas seja religado após essa verificação.

Vale lembrar que os disjuntores fabricados dentro das Normas NBR IEC 60.898 e NBR 5361 são para uso de pessoas não habilitadas e, dessa forma, podem ser religados por leigos. Caso o equipamento seja de outro tipo, procure um eletricista.

Fonte: Bradesco Seguros

prod_resid_new_raios

Deixe um comentário