Mais da metade dos acionamentos de seguro viagem são relacionados a questões de saúde, segundo levantamento feito pela Itaú Seguros, que aponta que 57,2% das ocorrências com clientes do seguro viagem no primeiro trimestre de 2013 se deram por assistência médica e hospitalar e despesas farmacêuticas.
Os segurados acionaram a companhia por esses motivos a partir de 59 países diferentes, sendo os mais frequentes EUA, França, Portugal, Espanha e Alemanha. Às vezes, até a comida diferente pode causar problemas de saúde, por falta de costume do turista com certos ingredientes.
Em outra frente, aumentou o número de pessoas que acionam o seguro viagem por ocorrências relacionadas à bagagem. Entre os três primeiros meses de 2012 e o mesmo período em 2013 houve crescimento de 13% nas indenizações pagas pela empresa aos segurados em questões relacionadas ao atraso de bagagem, danos à mala e seguro de bagagem. A categoria “bagagem” responde por 27,2% dos sinistros pagos no período pela seguradora por ocorrências em 31 países diferentes.
Fonte: Monitor Mercantil