Conviver com alguém que está em isolamento domiciliar por caso suspeito ou confirmado de COVID-19, requer alguns cuidados importantes. Separação de objetos pessoais, limpeza imediata de banheiros após o uso e a separação de indivíduos em cômodos diferentes da casa são os principais.
Para começar, destine um quarto e um banheiro para uso exclusivo da pessoa infectada ou com suspeita de infecção. Se na residência não houver mais de um quarto e mais de um banheiro, a recomendação é deixar o quarto para a pessoa infectada ou com suspeita.
Esse cômodo, com o paciente isolado, deve ficar todo o tempo com a porta fechada, mas com a janela aberta para que o ambiente fique bem arejado e permita a entrada de luz solar.
A roupa de cama deve ser trocada pela própria pessoa infectada e, se houver secreções nos lençóis, ela deve embalar em um saco plástico antes de levar à máquina de lavar ou ao tanque. Da mesma forma, o lixo do quarto deve ser ensacado e descartado por ela.
A pessoa infectada ou suspeita, deve usar máscara se precisar compartilhar do mesmo ambiente com os demais. Lembre-a de trocar a máscara com frequência. Se for possível, a recomendação é manter 2 metros de distância da pessoa infectada ou suspeita.
As pessoas infectadas não podem compartilhar do mesmo sofá ou colchão com os outros ocupantes da casa, muito menosobjetos, como copos, talheres, pratos e toalhas com as outras pessoas. Após usar o banheiro, deve desinfetar todas as superfícies (pia, torneiras, tampa do vaso sanitário, descarga). Não esquecer as maçanetas das portas da casa também! Limpar os móveis da casa com álcool 70 ou água sanitária.
Fonte: G1