A produtividade em home office

O home office é cada vez mais comum, mas a produtividade pode ser prejudicada por um ambiente pouco profissional e pela falta de equipamentos.

Para os profissionais remotos existem desafios a serem enfrentados quando se trabalha em casa, como interrupções de outros moradores da casa, barulho de crianças e bebês durante videoconferências importantes, problemas tecnológicos, sensação de isolamento, entre outros.

O mundo do trabalho certamente está mudando. Uma nova geração de trabalhadores talentosos e ávidos por tecnologia, conhecida como “Geração Flex”, quer trabalhar em horários e, mais importante, locais que sejam ideais para eles.

Trabalhar em casa traz vantagens, como o equilíbrio saudável entre a vida e o trabalho. Dois em cada cinco trabalhadores pesquisados definem o tempo de deslocamento para o trabalho como a “pior” parte do dia. Menos distrações (75%), menos interrupções de colegas (74%) e poucas políticas de escritório (65%) também foram citadas como razões para fazer home office, de acordo com um relatório realizado ano passado pela FlexJobs. Adicione a isso o conforto de estar em um ambiente familiar, ter mais controle sobre o ambiente e evitar a exposição a doenças e ao estresse: como resultado, a produtividade no trabalho remoto pode aumentar exponencialmente.

Paradoxalmente, qualquer pessoa que tenha sido interrompida pelas crianças ou pela campainha durante um pensamento ou uma chamada importante pode confirmar: as interrupções não acontecem apenas no escritório.

Quem quiser apostar em um ambiente de trabalho produtivo precisa estabelecer limites claros em casa: um espaço ou cômodo em que seja fácil se concentrar (preferencialmente separado de outras áreas de convívio e longe da TV).

Considere também  a incapacidade de “se desligar” do trabalho, a tentação de procrastinar, a falta de interação com outras pessoas e de um ambiente de trabalho colaborativo e os hábitos que podem ser prejudiciais à saúde (já pensou nos ataques à geladeira?). Com isso, o home office deixa de parecer ideal para qualquer pessoa.

Mas com persistência, os benefícios, tais como maior disposição, motivação, produtividade, conveniência, equilíbrio entre a vida e o trabalho, poderão ser bem aproveitados.

Fonte:  Magazine Brasil / Regus

Deixe um comentário