Mobilidade urbana sustentável é o grande desafio dos grandes centros, em todo o mundo. Soluções como bicicletas públicas compartilhadas como meio de locomoção ganharam as ruas e a rotina de muitos brasileiros. Mas se para chegar ao seu destino precisando sair da ciclovia ou ciclo faixa, todo cuidado no trânsito é pouco!
Conheça o código de trânsito
É importante conhecer os pontos principais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que já inclui direitos e deveres relacionados aos ciclistas.
Não pedale na contramão
Além de ser uma infração do Código de Trânsito Brasileiro CTB, muitos estudos realizados indicam que esta é a pior forma de se andar de bicicleta. Como a velocidade de aproximação é maior, um motorista pode ter mais dificuldades em ver o ciclista, especialmente nas curvas. Além disso, em caso de colisão, as velocidades serão somadas, aumentando o dano com o impacto. Pedestres também não costumam olhar para a mão oposta ao atravessar e colisões assim também são frequentes.
Não escute música ao pedalar no trânsito
Ouvir música enquanto pedala é muito bom, mas é preciso estar atento aos sons ao seu redor: veículo próximo, ambulâncias, carros de polícia, até mesmo outras pessoas te alertando de algum problema.
Atenção com os sinais (faróis)
Os faróis vermelhos devem ser respeitados, não só para cumprir o CTB, mas também para evitar riscos que, mesmo ciclistas experientes, podem passar quando distraídos. Não é incomum veículos em alta velocidade, furarem um cruzamento, além de ambulâncias ou carros de polícia. Pedestres também podem notar que não tem fluxo de carro e atravessar correndo sem qualquer aviso.
Curvas e Rotatórias
Nunca fique ao lado de veículos em curvas e rotatórias: o risco de ser prensado é enorme. Quando estiver se aproximando de uma rotatória ou curva, ocupe a pista e não deixe ninguém ultrapassar você ou espere não ter algum carro próximo.
Portas de carros podem abrir sem aviso
Quando passar pedalando ao lado de uma fileira de carros estacionados tenha sempre uma distância suficiente deles, mesmo que isso custe ocupar a pista inteira. Vale a pena sempre olhar para os retrovisores dos carros para se antecipar de qualquer movimento.
Carro grande cuidado redobrado
Nunca tente desafiar veículos grandes, como ônibus e caminhões: enormes pontos cegos significam que os motoristas podem facilmente ignorar os ciclistas.
Luzes de dia
Ser visto é uma parte importante da segurança.
Lembre-se de investir em um bom jogo de luzes, principalmente na dianteira. É
muito importante ser visto quando estamos no corredor ou em cruzamentos.
Acessórios de
proteção
Use, sempre que possível, capacete e luvas.
Planeje a sua rota
Sempre vale a pena conhecer bem o lugar que você está pedalando: ao cogitar “via expressa”, “anel rodoviário” ou “saída da cidade”, considere alterar o seu caminho.
Fontes: Revista Bicicleta e Pedal