Proteja seu smartphone do novo golpe de chip clonado

Um novo tipo de golpe utiliza a clonagem de chips de smartphone e mensagens no WhatsApp para extorquir usuários. Eles conseguem sequestrar a linha, desativar o chip original e assumir a identidade da vítima, abrindo as portas para qualquer e todo tipo de fraude. Segundo dados da Célula de Inteligência Cibernética da Polícia Civil, em um período de 3 meses, mais de 5 mil pessoas foram afetadas em todo o Brasil.

Algumas medidas simples podem evitar grandes transtornos:

Assim que perceber algo estranho com sua linha telefônica, como o sinal cortado ou mensagens estranhas referentes a sua conta bancária, é preciso avisar a instituição financeira imediatamente e alterar a senha de acesso ao sistema.

É indicado alterar todas as senhas de acesso aos aplicativos, e-mail e até de segurança do celular, sem exceção. O usuário deve se dirigir a uma loja da operadora, comunicar as suspeitas e pedir para trocar o chip, imediatamente.

Caso a suspeita seja comprovada, é indicado que a vítima registre um Boletim de Ocorrência com o máximo de dados possível para que as autoridades tenham mais chances de resolver o crime.

Fonte: Revista Apólice

Deixe um comentário