Troquei de carro: o que faço com meu seguro?

Trocar de carro é um desejo comum em donos de veículos, seja porque quer um modelo mais novo, maior ou mais econômico.

Quando a troca deste veículo ocorre durante a vigência do contrato do seguro auto, seja um novo ou uma renovação, é indispensável solicitar um endosso (ou aditamento) na apólice do seguro.

O que é endosso de seguro?

Endosso (ou aditamento) do seguro é quando há necessidade de mudar, alterar ou transferir dados informados na apólice de seguro.

Ou seja: se você mudou de casa? Precisa fazer um endosso. Se trocou de carro? Precisa fazer um endosso.

De modo geral, endosso é quando ocorre uma transferência de propriedade de título, independentemente do ramo. Ele trata justamente da formalização de qualquer solicitação de alteração de dados na apólice.

O que fazer quando trocar de carro?

O primeiro passo, assim que efetuar a troca do carro, é entrar em contato com sua corretora e avisá-la. Vale destacar que seu seguro pode sofrer alteração no valor da franquia ou do prêmio, para mais ou para menos. Afinal, isto depende do modelo do carro, do ano e da fabricação.

Caso os valores aumentem, será gerada uma cobrança extra para o segurado. Em caso de um cálculo mais barato, a seguradora fará a restituição da diferença para o cliente.

O endosso também é feito em caso de alterações básicas como mudança de endereço, forma como utiliza o carro, característica do(s) condutor(es), inclusão de garantias e coberturas adicionais.

Em resumo, para qualquer alteração de dados ou condições da apólice de seguro, além da troca de um carro por outro, é preciso fazer um endosso.

Fique atento e faça a solicitação assim que possível! Afinal, sem essa alteração, seu seguro estará inválido, pois não protegerá mais o veículo vendido e nem dará cobertura ao seu novo.

Fonte: encurtador.com.br/dvDK7

Deixe um comentário