Cada vez é mais comum contratar seguro para nossos equipamentos portáteis, como: tablet, smartphone, câmera fotográfica, notebook e etc.
Seguro de Equipamentos Portáteis: o que é?
É um seguro que protege o dono dos equipamentos eletrônicos cada vez mais necessários no dia-a-dia e relativamente caros. Direciona-se aos donos de smartphones, tablets, câmeras, notebooks, cujo dano físico repentino ou subtração podem representar perda significativa de dinheiro e dificuldades no atendimento das tarefas cotidianas, pessoais e profissionais.
Pode ser contratado por meio de um corretor de seguros devidamente habilitado, por um estipulante ou diretamente junto às seguradoras, inclusive por meios remotos, se disponíveis.
Tem franquia? O que fazer em caso de sinistro?
Sim, pode haver franquia, em geral, em torno de 15%. Para a contratação do seguro, são necessárias cópia da Nota Fiscal e anotação das características do equipamento, como:marca, modelo e número de série.
Em caso de sinistro, a seguradora deve ser comunicada imediatamente. Em caso de roubo ou furto, deve ser feita a ocorrência junto às autoridades competentes.
Como é paga a indenização?
O pagamento da indenização corresponde ao valor dos prejuízos causados aos bens, descontando a franquia e a depreciação do equipamento, caso possua.
Essa indenização tem um valor máximo de acordo com o que foi contratado, e varia de seguro para seguro.
Formas de indenização:
▪ Reposição do equipamento por outro equivalente ou, se não for possível, na moeda corrente.
▪ Conserto do equipamento, indenizando o segurado o valor dos reparos
▪ Indenização em moeda corrente
É indicado ler todo o seu contrato de Seguro para saber o valor máximo de indenização, valor da franquia, o que está segurado, e todas as informações pertinentes.
Fonte: https://bit.ly/2OORGWh