anvisa proibe uso de mercurio

ANVISA proíbe uso de Mercúrio

A partir de 2019 passa a ser proibido o uso de termômetros e aparelhos de pressão com mercúrio.

ANVISA proíbe uso de Mercúrio em Termômetros e Aparelhos de Pressão

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou este ano uma resolução que proíbe a fabricação, importação e venda de termômetros e aparelhos de pressão com mercúrio no país.

Esta decisão está de acordo com o que foi tratado na Convenção de Minamata, que prevê que esses equipamentos deixem de ser utilizados até 2020.

➡ O objetivo principal desta proibição é evitar danos à saúde e ao meio ambiente. ⬅

A Convenção

A Convenção de Minamata tem esse nome para que as pessoas se lembrem dos problemas causados pela contaminação por mercúrio na cidade de Minamata, no Japão. Nesta cidade, houve um aumento no atendimento de crianças e adultos com problemas no sistema nervoso, foi descoberto, depois, que essa situação estava associada ao descarte irregular de mercúrio em uma baía por uma indústria da região.

Substituição dos aparelhos com mercúrio

Os termômetros e aparelhos com mercúrio possuem uma coluna transparente, onde o metal líquido fica isolado. Ele é usado para indicar a temperatura do corpo e/ou a pressão arterial.

A substituição desses aparelhos está sendo feita no decorrer dos últimos anos por produtos digitais que possuem a mesma precisão, é com este embasamento que a ANVISA concorda com a proibição do uso do metal.

Enquanto existem 63 registros de termômetros e 42 de aparelhos de pressão digitais, há apenas uma empresa que possui registro para venda de um aparelho de pressão com mercúrio, e outras duas com registro de termômetro com mercúrio importado, no Brasil.

Apesar desta não ser a primeira vez que a proibição dos termômetros e esfigmamômetros com mercúrio entra em discussão no país, a resolução prevê o prazo de até 1° de janeiro de 2019 para que o uso desses equipamentos seja substituído nos serviços de saúde de todo o país.

Fonte: https://bit.ly/2QQIrBl

Deixe um comentário