Quase todo mundo conhece alguém que já teve uma mala extraviada durante uma viagem de avião.
Esse é um problema que pode dar uma grande dor de cabeça. E quando isso acontece, há tanta burocracia que os próprios viajantes não sabem o que fazer ou a quem recorrer nesses casos.
➡ Antes, a dica de ouro é evitar colocar coisas de valor na mala despachada.
É indicado que pertences como equipamentos eletrônicos, documentos e dinheiro sejam levados na bagagem de mão. É aconselhável também que se leve uma muda de roupa e alguns objetos pessoais com você, para caso aconteça o extravio da bagagem despachada. ⬅
Minha mala foi extraviada, e agora?
O primeiro passo é comunicar a companhia aérea assim que for percebido o extravio. Esse comunicado é feito, geralmente, na sala de desembarque na área da CIA Aérea, preenchendo um Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB).
A Companhia Aérea tem 21 dias (em caso de vôos internacionais) para localizar a mala, só depois desse tempo que a bagagem será considerada, de fato, extraviada.
Seguro Viagem e Extravio de Bagagem
Um dos grandes benefícios da contratação de um seguro viagem é o auxílio e cobertura para extravio de bagagem.
A maior parte das seguradoras possui cobertura para esses casos, variando apenas o valor da indenização.
Outras coberturas que as seguradoras oferecem
▪Cobertura para danos a mala
Oferece indenização ao segurado pelo custo de reposição ou reparo de malas danificadas, desde que comprovado pela cia aérea
▪Localização da bagagem
Disponibiliza assistência na localização, junto a cia aérea, em caso de extravio
▪Compensação por atraso de bagagem
Também oferece indenização de despesas em caso de atraso na entrega da bagagem, ex: se o segurado ficar sem seus pertences e precisar comprar itens de primeira necessidade (higiene pessoal e itens de vestuário)
Como solicitar a indenização do seguro viagem no caso de extravio?
É importante que o viajante entre em contato com a seguradora no momento que receber a informação sobre o extravio da bagagem.
Tenha em mãos os seguintes documentos: registro de irregularidade de bagagem (RIB), comprovante de despacho de bagagem, passagens aéreas (ida/volta), documento de identidade do segurado e notas fiscais dos gastos com vestuário e higiene pessoal. Depois desse primeiro contato, a seguradora informará todo o trâmite para o reembolso.
Antes de fazer sua viagem, entre em contato com a Domini. Aqui você receberá todas as informações para realizar o Seguro Viagem adequado às suas necessidades e da sua família. Assim, você poderá viajar sem preocupação.
Na Domini, você irá ter acesso ao melhor seguro, melhor preço e melhor seguradora.
Fonte: https://bit.ly/2ODCs2e