A Agência Nacional de Saúde (ANS) realizou uma audiência pública, no Rio, para discutir os mecanismos de coparticipação e franquia nos planos de saúde.
Franquia e Coparticipação: O que é?
O Superintendente de Regulação da FenaSaúde mostrou em sua apresentação que ainda há muita desinformação e mitos em torno desses dois mecanismos de regulação.
Os dois mecanismos (franquia e a coparticipação) têm por objetivo induzir o uso adequado do plano de saúde por parte do beneficiário, visando prevenir desperdícios e reduzir custos.
▪Franquia
O beneficiário arca com suas despesas assistenciais até um determinado valor, a partir dessa quantia, quem financia é a operadora do plano.
▪Coparticipação
O beneficiário paga um valor fixo ou percentual fixo em procedimentos a que é submetido.
Dentre esses procedimentos estão: consultas, exames, internações, etc
➡O consumidor aceita desembolsar recursos caso faça algum procedimento, em troca de uma mensalidade mais barata.
Objetivo desses mecanismos
Pode acontecer do beneficiário, em certo mês, pagar um valor maior de acordo com o uso do plano. Mas o objetivo é justamente reduzir a mensalidade.
Ou seja, se o segurado não usar o plano, pagará uma tarifa bem abaixo do valor do plano que não possui esses mecanismos.
Estudos mostram que não há impacto negativo na saúde da população que usa planos deste tipo.
A população Brasileira deseja mais opções de produtos que caibam no orçamento familiar, e a franquia e a coparticipação amplia o acesso ao atendimento de qualidade.
As duas modalidades (franquia e coparticipação) contribuem para evitar a cultura do desperdício e incentivam o uso consciente dos serviços de saúde.
➡O objetivo é chegar a uma solução equilibrada, que atenta a todas as partes envolvidas
Conte com a Domini Consultoria de Seguros para escolher o melhor seguro para você e sua família! 💁♀️
☎ (21) 3570-8001
📱 (21)99449-0591
🖥 www.domini-seguros.com.br