Sono após ao almoço pode ser má alimentação

Quem nunca sentiu aquele bom sono após o almoço seguido de uma moleza e vontade de não fazer nada? Agora, a grande curiosidade é que essa sensação pode ser proveniente de uma má alimentação.

A nutricionista funcional Bruna Vilela explica no Bem estar do GNT sobre o assunto: “É comum excedermos no carboidrato ao almoçarmos em restaurantes com uma grande oferta de alimentos e uma das causas do sono está na forma como o ingrediente é metabolizado. Ao ingerirmos alimentos ricos em carboidratos simples, acontece um pico de glicemia no sangue, que é seguido por uma baixa. Durante essa baixa, sentimos essa falta de disposição que pode vir seguida de sono”, explica a profissional enfatizando que o excesso de carboidratos como macarrão, arroz, batata, farofa, suco de laranja e sobremesas com muito açúcar pode ser a causa da sua sonolência. Por essa você não esperava,né?

A profissional também conta que depois de uma refeição de grandes quantidades, o nosso sistema digestivo precisa de muita oxigenação para realizar suas funções e o corpo acaba diminuindo o fluxo sanguíneo de outras áreas do corpo, inclusive cérebro. 

Mas, qual seria a solução para isso? 

Simples: a solução é não exagerar no carboidrato, aumentando o consumo de legumes para dar mais saciedade e fracionar as refeições, para não ir almoçar morrendo de fome e correndo o risco de exagerar na quantidade”, indica.

No cardápio sugerido pela nutricionista, além de legumes e saladas em maiores quantidades, entram porções de carne magra (suína, bovina, peixe ou frango) sem gordura. Na opção como carboidrato, ela aconselha arroz integral, quinoa, batata doce e aipim sem excessos.

Sabemos que o excesso com TUDO faz mal, e quanto mais sabermos ponderar as quantidades dos nutrientes citados na comida, mais tempos chances de conseguir um equilíbrio na nossa digestão.

Fonte: Globo.com/Bem estar
Veja a matéria na íntegra em:
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/sente-muita-sonolencia-apos-o-almoco-voce-pode-estar-se-alimentando-de-forma-errada-saiba-mais.htm

 

Deixe um comentário