Um grande passo positivo para o meio ambiente foi tomado em 2018, na quinta feira dia (18/01), foi aprovada, pela prefeitura da Lei, em São Paulo, a lei que prevê a redução da poluição provocada pelos ônibus. Este passo tem como consequência a melhoria do transporte público, a saúde dos usuários e a qualidade de vida.
Sabemos que além de extremamente poluente, o excesso de ônibus na rua com gases poluentes, aumentam a sensação térmica, e a medida pode trazer uma amenização para os indivíduos. Vale lembrar que certa de 4.700 mortes por ano estão associadas à queima do diesel dos anos em São Paulo. A comparação da emissão de gases através do transporte é a mesma com a do fumo em lugares fechados, “Os ônibus a diesel são como cigarros sobre rodas – poluem o ar tanto quanto o fumo que foi proibido em locais públicos fechados. Uma hora de exposição ao trânsito equivale a fumar um cigarro”, afirma a médica Evangelina Vormittag, diretora do Instituto Saúde e Sustentabilidade e uma das coordenadoras do estudo.
Ainda há um grande caminho a ser percorrido, e o Greenpeace está na luta para que esse desafio seja elaborado em outras cidades e estados em torno do País, e atentam o quanto é importante a participação popular na mobilização
das propostas.
E ai, o que você achou sobre essa notícia? Conta pra gente!
Fonte:
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Sao-Paulo-aprova-lei-para-reduzir-poluicao- dos-onibus-/
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/o-alto-custo-dos-nibus-da-morte/blog/59450/