Cada dia que passa, o trânsito fica mais intenso, fazendo com que o motorista dobre a sua atenção na direção. Porém, mesmo com avisos, notícias, e alertas, um dos principais acidentes ainda são causados pela falta de atenção e falta de prudência nas normas do trânsito.
Hoje vamos conhecer o TOP 10 de causas para que você possa se prevenir e evitar momentos turbulentos e trágicos com seu automóvel.
- Excesso de velocidade: Aceleração além do limite nas vias.
- Esquecer o cinto de segurança: Uso obrigatório, que aumenta a as chances de diminuir o impacto ao motorista/passageiro.
- Uma mão no volante: Um dos principais casos onde o motorista perde o controle do veículo pelo erro de manuseio do volante.
- Mudança repentina de faixa: Na pressa do dia a dia, os motoristas costumam cortar caminhos ou mudar de faixa prejudicando outros motoristas e aumentando risco de acidentes. É importante manter a calma e preferir sempre esperar mais alguns minutos a algo ruim acontecer.
- Pouca distância de veículos: É extremamente necessário manter uma distância entre os carros nas vias, principalmente para casos onde os motoristas podem precisar “frear ou dar uma parada súbita”.
- Uso do celular: Um dos casos mais atuais de acidentes e mais recorrentes, atender, falar, navegar, não importa a função, desde que seja através do celular ou aparelhos móveis, exigem uma atenção redobrada do motorista. Dê uma parada para utilizar seu celular, você aumenta a sua segurança.
- Cansaço, fadiga e sono: Tem certeza que está em uma situação boa para dirigir? Em casos assim, é recomendável que o motorista opte por um transporte particular, ou certifique de que realmente tem condições de dirigir.
- Consumir bebidas alcoólicas: É como aquela famosa frase, né? “Se dirigir, não beba”. Não esqueça que o álcool diminui a percepção, fazendo com que você não perceba totalmente as situações de perigo.
- Não observar a via: Atenção redobrada nas características das estradas, como curvas, número de faixas, tipos de pavimentação e lombadas.
- Falta de revisão do veículo: E quando o pneu para do nada e não responde aos seus estímulos? Isso pode ser falta de revisão. Certifique sempre do período para não ser pego de surpresa na rua, principalmente em momentos mais tensos.
Viu como a maioria dos acidentes, pode ser evitada com um pouco mais de atenção? Não esqueça: o trânsito não depende só do seu carro, ele depende de você também. Dirija com cuidado!
Fonte: http://www1.roadcard.com.br e http://www.ocarreteiro.com.br